O deputado estadual Cauê Macris (PSDB), foi eleito nesta quarta-feira (15), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ao receber 88 dos 94 votos da Casa. Aos 33 anos, Cauê entra para galeria dos mais novos presidentes da história do Poder Legislativo Paulista. O deputado possui relação próxima com Mariápolis e região.
Em seu discurso de posse, Cauê Macris falou sobre o resgate da credibilidade da Casa, ao afirmar que pretende “estabelecer uma relação de confiança com a população”. Em sua primeira medida, o presidente revelou a Casa lançará um aplicativo (APP), gratuito para celular, em que qualquer cidadão poderá fiscalizar de perto a atuação e as informações administrativas de cada deputado. “Na ponta dos dedos, qualquer pessoa poderá conferir a produção do deputado, sua presença em plenário, placas de carros oficiais, gastos de gabinete entre outras”, disse o presidente.
De acordo com Cauê Macris, a ideia é chamar institutos de transparência ligados ao setor público, membros da sociedade civil organizada e o próprio Tribunal de Contas do Estado para que a própria população estabeleça as informações que devem ser disponibilizadas. “Será o primeiro aplicativo de fiscalização do país, feito pelo setor público em conjunto com a sociedade. Transparência total. Este será o primeiro passo para estabelecermos esta relação de confiança com a população”, afirmou o presidente. A ideia é que o APP seja realizado por startups e que entre em operação o mais rápido possível.
HISTÓRIA POLÍTICA
O presidente Cauê Macris está na metade de seu segundo mandato de deputado estadual. Foi relator do orçamento estadual por dois anos consecutivos (2013/2014). Ainda no primeiro mandato foi eleito líder da bancada do PSDB, seu único partido. Reeleito para o segundo mandato com 121.700 votos, foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para ser seu líder de governo no Parlamento.
Filho do deputado federal Vanderlei Macris, Cauê foi vereador por duas vezes em Americana, sua cidade natal, onde foi presidente do Legislativo local.
MARIÁPOLIS
O deputado que tem uma relação de trabalho com Mariápolis e região, em 2010 recebeu 124 votos e na eleição de 2014 foi o segundo mais votado e conquistou 358 votos dos eleitores mariapolenses. Maciel Lourenço, vereador da câmara de Mariápolis é o representante do deputado Cauê Macris no município e declarou feliz pelo deputado ser o novo presidente. Maciel finalizou que continuará solicitando junto ao deputado novas emendas que possam melhorar a qualidade de vida da população.
Assessoria de Imprensa