Ultimas Notícias

Mais um mariapolense testa positivo para COVID-19

Em novo Boletim do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Mariápolis divulgou no final da tarde de hoje, 14, mais um caso no município. Trata-se de um morador do sexo masculino, trabalhador em uma usina da região, familiar de mais dois casos positivos divulgados ontem, da mesma família.

Com esse novo, Mariápolis chega a cinco casos positivos do coronavírus. É fundamental a colaboração de todos moradores que devem se preocupar e obedecer às normas impostas pelos órgãos de saúde local.

Estão em isolamento domiciliar 14 indivíduos somando a seus contatos domiciliares, por 14 dias, aguardam resultado RT PCR, sorologia IgM e IgG e Teste rápido, conforme a data de início de sintomas e notificação à unidade de saúde.

É importantíssimo entender que a transmissão comunitária irá manter-se intensa caso não ocorra o distanciamento social entre os familiares, a comunidade e as pessoas do município. Estamos atentos ao aumento do número de casos e possível surto epidêmico em nossa cidade, previamente comentado, assintomáticos também transmitem o novo coronavírus, mesmo sem sintomas gripais.

Devemos seguir as recomendações já comentadas diversas vezes pelos órgãos sanitários, que são, o distanciamento social, a quarentena domiciliar, as lavagens das mãos, o uso do álcool em gel 70%. Se não for possível permanecer em casa, manter distância entre os indivíduos de pelo menos 1,5 metros, ideal 2 metros, não tocar as máscaras ou face com as mãos sem higienização (lavagem das mãos e uso do álcool em gel), usar máscaras de tecido dispensadas pela municipalidade ou as adquiridas, com padrão adequado, não aglomerar em um mesmo ambiente, ao entrar em casa, evite manter-se com as vestimentas utilizadas na rua ou no trabalho, retire e já encaminhe a lavagem as roupas utilizadas, tomar banho, higienizar os sapatos, trocar a cada 2 horas ou se úmida as máscaras, não utilizar os mesmos utensílios domésticos utilizados por outras pessoas sem a devida higienização, inclusive com álcool 70%, evitar tocar superfícies como paredes e demais apoios nas áreas externas, evitar utilizar banheiros públicos, principalmente se não visualmente higienizados, não aglomerar nas calçadas em frente aos bares e comércios, onde o trânsito de pessoas é intenso devido ao sistema “delivery” ou “drive thru” e pode ocorrer transmissão por contato ou gotículas, não dividir copos mesmo descartáveis na rua, em casa, higienizar constantemente, não dividir “bombas de tereré”, higienizar as mãos ao tocar em moedas ou papel moeda ao realizar pagamentos ou recebimentos.

Procure higienizar as compras de supermercado ao chegar em casa, com produtos saneantes vendidos no comércio local.  Não realize confraternizações mesmo no domicílio, lembrem-se dos assintomáticos.

Em resposta aos questionamentos da população quanto a descrição dos casos isolados, informa-se que os mesmos estão sendo monitorados pelas equipes de fiscalização municipal. Sair de casa com suspeita ou testado positivo para o COVID-19 é crime, tipificado no artigo 268 do Código Penal Brasileiro: “infringir determinação do poder público, destinado a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. Pena: detenção, de um mês a um ano, e multa. (Juliana Faria do Nascimento – Secretária de Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.