Ultimas Notícias

Iacri confirma morte por dengue: é a quarta na Alta Paulista, neste ano

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se desenvolve em locais com
água parada (Ilustração).

A prefeitura de Iacri, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta quarta-feira (1º) a primeira morte por dengue na cidade, que vive uma epidemia da doença.

Segundo o G1, além da morte confirmada, o município conta com 177 casos positivos de dengue, além de nove que aguardam resultado. Em fevereiro a Prefeitura e Iacri decretou estado de emergência e informou que a cidade vive a pior crise de dengue dos últimos 10 anos. 

Essa é a quarta morte por dengue neste ano, em cidades da Nova Alta Paulista. Em Dracena, neste mês de março, duas pessoas morreram por causas relacionadas à dengue (reveja). O primeiro paciente era um aposentado de 83 anos, morador do Centro, e faleceu no dia 12 de março. O outro homem também era aposentado, tinha 78 anos, residia na Vila Barros e veio a óbito na segunda-feira, dia 16. Já em Paulicéia, também na região de Dracena, um mulher de 82 anos morreu em decorrência da doença (reveja)

Quais são os sintomas da dengue?

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. (sigamais.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.