Ultimas Notícias

Coronavírus: Saúde confirma mais um caso suspeito em Mariápolis

A Secretaria de Saúde de Mariápolis comunicou que hoje, quinta-feira, 2, um trabalhador de uma usina da região apresentou sintomas gripais com suspeita para o COVID-19.

Após contato com caso positivo ao coronavírus SARS COV 2, no ambiente de trabalho, foi realizada consulta médica na unidade de saúde local, sendo o mesmo, orientado a permanecer em isolamento domiciliar, junto à família que também se encontra em isolamento, devido contato próximo. No total são quatro membros da mesma família.

Neste caso a empresa já havia dado orientação prévia, dos cuidados à saúde e a necessidade de procurar a sua unidade de saúde municipal.

A situação acende um alerta, devido ao quantitativo de trabalhadores no local e possível transmissão comunitária. Orientamos que ao sinal de qualquer sintoma leve gripal: coriza, dor de garganta, dor de cabeça, mal estar geral, cansaço, alterações de temperatura, mesmo brandas, perda do olfato e paladar e principalmente falta de ar, procure contactar as unidades de saúde locais através dos telefones: 3586-1100, 3586-1103 ou 3586-1234 para agendar a avaliação. É importante ainda, não sair de casa, preventivamente, evitando possível transmissão.

A região permanece com baixo índice de quarentena e alta taxa de novos casos do coronavírus, desde hoje, 2 de julho, está sendo intensificado a fiscalização à não adesão ao uso de máscaras que incidirá em multa aos indivíduos, tanto em locais públicos como privados. As orientações quanto ao distanciamento e ao uso de máscaras segue desde abril, mas a adesão ainda não é 100%, enquanto não houver vacinas disponíveis, o uso de máscaras pela população será obrigatório.

A Vigilância Sanitária Municipal está recebendo denúncias através do telefone 3586-1100 sobre a não utilização do uso de máscaras em locais públicos e privados, principalmente em estabelecimentos e serão ampliados os funcionários de fiscalização municipal bem como os canais de comunicação a ser divulgados em próxima nota.

Acrescentamos que denúncias de quebra de isolamento domiciliar e festas, mesmo em locais particulares estão sendo monitorados pelos órgãos da Secretaria de Saúde, sendo recebidas denúncias através de whatsapp, que está em processo de averiguação de ilegalidade as normas sanitárias vigentes, para posterior notificação à polícia judicial.

Pedimos que mantenham as recomendações sanitárias importantes a evitar a propagação do vírus. O aumento de novos casos no município poderá incidir no colapso do Sistema de Saúde Regional, o aumento do número de óbitos, a manutenção do município, bem como da região de saúde na fase vermelha do Plano São Paulo, acarretando na manutenção dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços fechados. Não está descartada a inclusão municipal em quarentena “lockdown” e a maior restrição à mobilidade urbana. Seja consciente, use máscaras, mantenha distanciamento social, se possível fique em casa, mantenha a higiene adequada das mãos, não se coloque em riscos desnecessários, não produza aglomerações, respeite ao próximo como a ti mesmo, respeite a vida. (Por Juliana Faria do Nascimento – secretária de Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.