Ultimas Notícias

Carreata pró reabertura do comércio de Adamantina tem expressiva adesão e arrecada 800 kg de alimentos

Carreata circulou pelas principais ruas de Adamantina (Foto: Cristiano Nascimento / Metrópole FM)

A carreata realizada na manhã desta terça-feira (21), em Adamantina, feriado de Tiradentes, pedindo a flexibilização das medidas fixadas na quarentena, em especial sobre o comércio, teve expressiva adesão de populares. A iniciativa foi organizada por voluntários, o que permitiu ainda a arrecadação de 800 quilos de alimentos, que serão doados.

Na avaliação dos mobilizadores, a ação foi positiva e transcorreu de maneira organizada, sem incidentes. A carreata foi transmitida ao vivo pelo Siga Mais. Assista aqui.

Dois decretos – um estadual assinado pelo governador João Dória e outro municipal assinado pelo prefeito de Adamantina Márcio Cardim (saiba mais) – impedem o funcionamento do comércio e fixam também outras medidas pautadas nas recomendações dos órgãos de saúde para evitar a circulação de pessoas e aglomerações e assim tentar retardar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), para não sobrecarregar os hospitais e evitar mortes. As medidas restritivas estão na quarta semana e foram prorrogadas até 10 de maio.

Alimentos arrecadados (Cedida). 

O pedido expresso na carreata é para que haja uma flexibilização que permita o funcionamento do comércio mediante regras que limitem o número de pessoas, nos estabelecimentos, além de outras orientações de controle sanitário, até que a quarentena seja suspensa e as empresas possam retomar a atividade normal.

Diante do atual cenário, há empresas da cidade que correm o risco de não voltar a funcionar, diante da crise que se instalou. Sem vendas não há capital de giro para pagamento de alugueis, fornecedores e salários, e se colocam impossibilitadas de se manterem ativas, o que já provoca demissões de trabalhadores no setor.

Nesse ambiente de incertezas e preocupação, a carreata possibilitou expressar o pedido para que haja uma flexibilização em favor do comércio local, que permita seu funcionamento em condições especiais, observados os cuidados sanitários. A iniciativa também permitiu a arrecadação de alimentos para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, já atingidas pelo desemprego.

A concentração do grupo se deu na Via de Acesso, região do Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”, de onde saiu às 10h percorrendo as principais ruas da cidade. Antes da saída, foi executado o hino nacional brasileiro. (sigamais.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.