Ultimas Notícias

COVID-19: sobe para nove casos positivos da doença em Mariápolis

A Secretaria de Saúde comunica que na data de hoje, 27, recebeu mais 2 exames de RT PCR sendo o resultado positivo, uma moradora do sexo feminino e um morador do sexo masculino, bem como um exame através do teste rápido de uma moradora do sexo feminino.

Os indivíduos foram notificados prontamente, inclusive os seus contatos domiciliares continuam em observação, para testagem em momento oportuno segundo protocolo MS, e após análise da área médica. Uma moradora apresentou dispnéia (falta de ar) sendo avaliada no domicilio e encaminhada para exames na Santa Casa de Adamantina.

Nesta semana, houve reuniões com o comitê de contingência COVID-19, formado por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, vigilância sanitária e epidemiológica, gestora de saúde e ACS, para resoluções conforme a CIB 55 de adequações em testagem dos habitantes, mante-se a diretriz estadual, através da CIB 55 para preferencialmente testar após 14 dia, para evitar falsos negativos, mesmo com a aquisição de teste de alta sensibilidade e especificidade, porém os mesmos mantém esta condição somente a partir do 14º dia.

O aumento de número de suspeitos em locais de grande aglomeração aumenta a possibilidade de surtos epidêmicos com possibilidade de casos assintomáticos não rastreados. Porém, mantém-se o rastreamento somente em casos sintomáticos conforme decisão do comitê COVID-19.

Há elaboração de plano de aumento de fiscalização aos casos de quebra de isolamento domiciliar obrigatório a casos suspeitos e positivos. Se estiver isolado no domicílio é necessário não receber visitas. Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe técnica municipal da saúde, para esclarecimentos. Não sair do isolamento domiciliar, para testagem em unidades particulares sem comunicação à equipe de saúde, pois constitui infração penal, devendo ser notificado à polícia administrativa e judicial.

Pessoas com sintomas gripais, procurem contato primeiramente com as unidades de saúde através dos telefones:  3586-1100, 3586-1103 ou 3586-1234 para ser orientado como proceder para realizar a avaliação médica.  Em caso de dúvidas e orientações adicionais, estamos sempre à disposição para esclarecimentos. (Juliana Faria do Nascimento – Secretária de Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.