Ultimas Notícias

Mariápolis avança na fase amarela do Plano SP: bares, restaurantes e academias também poderão abrir

Na décima atualização do Plano São Paulo realizada nesta sexta-feira (7), o governador João Dória anunciou que as cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília – onde se insere Mariápolis – deixam a fase laranja (de controle) e avançam para a fase amarela, de maior flexibilização para o comércio e serviços. As novas regras para o setor irão vigorar a partir deste sábado (8).

Na fase amarela os atuais setores do comércio e serviços, até então na fase laranja, poderão funcionar com expediente de atendimento ao público ampliado das atuais 4 horas para 6 horas diárias. A regulamentação desses horários, em cada cidade, vai depender agora de regulamentação municipal, a ser tomada por decreto dos prefeitos.

A novidade também atinge setores que estavam impedidos de funcionar. Agora na fase amarela as cidades poderão seguir rígidos protocolos sanitários para reabrir bares, restaurantes, salões de beleza com 40% da capacidade, academias com 30%, também com expediente diário em até 6 horas. No caso de bares e restaurantes, o atendimento presencial será permitido até 17h. Veja como fica:

(Fonte: Plano São Paulo)

Para garantir que a fase verde – a quarta menos restritiva nas cinco etapas do Plano São Paulo – seja alcançada por regiões que estejam caminhando para o controle da epidemia, qualquer Departamento Regional de Saúde (DRS) ou subregião deverá passar 28 dias consecutivos na fase amarela.  Na fase verde poderão ser reabertos, com limitações, espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Após 14 dias na fase amarela, bares e restaurantes poderão ter atendimento noturno

Na quarta-feira (5) desta semana o governador João Dória autorizou que restaurantes, padarias e similares ofereçam consumo local até as 22 horas nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas. 

O consumo local continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações. 

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, retirando apenas no momento da refeição (veja mais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.