Ultimas Notícias

Sábado terá Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino em Mariápolis

Será realizada neste sábado, 23, a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, no centro de saúde “Ary Toledo Silva”, em Mariápolis, das 8 às 16 horas.

A unidade saúde local estará aberta especialmente para atender as mulheres e fazer a coleta para o importante exame que é gratuito. “Mulher, cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, participem da campanha.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. (inca.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.