Ultimas Notícias

AULAS: creches e escolas de Mariápolis não retornam aulas presenciais neste ano

A decisão de que as aulas presenciais das creches e escolas continuarão suspensas até o fim do ano de 2020 foi tomada após reuniões com o CME – Conselho Municipal de Educação, gestores das redes, dirigentes municipais da região, prefeito, Comissão Municipal de gerenciamento da pandemia da COVID-19 representada por profissionais municipais e estaduais da educação, pais de estudantes, representantes da saúde, assistência social, poder executivo, merenda escolar, Câmara de vereadores e Conselho tutelar. Além das escolas da rede municipal de ensino, a escola estadual Profª Elmoza Antonio João também não retornará as aulas.

Conforme as informações, a decisão ocorreu após ser pesquisado a opinião de pais e responsáveis dos alunos da rede, dos educadores e funcionários da educação, através de consulta pública, no qual totalizaram 89% contra o retorno.  Estudos também inviabilizam a retomada das aulas para este ano, por não haver uma segurança de que o público atendido não será contaminado pela Covid-19, visto que, geraria um aumento considerável no fluxo de pessoas circulando no território local e ressaltando inclusive, os protocolos rígidos e questões estruturais das unidades.

As aulas continuarão sendo aplicadas de forma remota através de atividades impressas, grupos de WhatsApp, videoaulas, entre outros, com toda assistência aos alunos e familiares e seguindo o que prevê o Parecer do CNE – Conselho Nacional de Educação nº. 05/2020 – “A realização de atividades pedagógicas não presenciais visa, em primeiro lugar, manter o aprendizado evitando o retrocesso por parte dos estudantes e a “fortalecer os vínculos”, visto que a ausência destes, poderia levar a evasão e abandono”.

Esclarecendo que, segundo a Resolução Seduc-SP de número 61 publicada em 31 de agosto e 2020, “cabe a cada município decidir por decretar ou não o seu posicionamento quanto o retorno das aulas…”. 

Sendo assim, pensando com prioridade na segurança de todos e em preservar vidas, o Conselho Municipal de Educação se posicionou contra um possível retorno, conforme os pareceres nº. 03 de 26 de agosto de 2020 e nº. 04 de 15 de setembro de 2020 e também foi publicado pelo município o Decreto nº. 57 de 30 de setembro de 2020 que “dispõe sobre a suspensão da retomada das aulas e atividades presenciais em toda rede pública municipal e estadual de ensino até o fim do ano letivo de 2020, no contexto da pandemia Covid-19”.

RECAPITULANDO

Desde o dia 23 de março de 2020 as aulas foram suspensas nas creches e escolas devido a Pandemia do Coronavírus. Diante da impossibilidade de prever por quanto tempo essa situação se prolongaria, adotamos estratégias de educação a distância ou ensino remoto com o objetivo de reduzir o impacto da interrupção das aulas presenciais na aprendizagem dos alunos. A educação saiu de dentro das salas de aula e foi para dentro de cada residência.

Sabemos que é um momento muito difícil e atípico, mas percebemos também que unidos podemos obter bons resultados, mantendo o aprendizado, evitando o retrocesso e fortalecendo os vínculos.

Gostaríamos que soubessem que nós todos, professores, gestores e funcionários, nos preocupamos com cada aluno e nos dedicamos diariamente para que a educação pública de qualidade chegue a todos os lares. Continuamos acompanhando nossos protagonistas de perto, mesmo que por outras ferramentas que nos permitem esse encontro à distância.

As atividades são planejadas e entregues semanalmente e os atendimentos via grupos de WhatsApp são diários.

Estamos à disposição e reforçamos que as famílias sempre foram parceiras fundamentais da escola e que agora essa parceria ganha ainda mais relevância.

CONSIDERANDO a suspensão das aulas até o fim do ano de 2020, através do Decreto nº. 57 de 30 de setembro de 2020 e a continuação das atividades à distância, seguem algumas dicas fundamentais para continuar os estudos de forma remota: manter uma rotina de estudos; acompanhar, estimular e auxiliar a realização das atividades propostas; para uma melhor comunicação e interação, participar dos grupos de WhatsApp das salas de aula, onde os professores fazem explicações, orientações, tiram as dúvidas, transmitem recados importantes e mantêm o vínculo com os alunos e familiares. Lembrando que esse contato pode inclusive ser feito de maneira privada, mantendo a discrição e respeitando a privacidade; compartilhar experiências; atentar-se as datas de entrega e devolução de atividades, entre outras. Por fim, evitem aglomeração de pessoas, protejam-se, usem máscara e higienizem bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

As escolas e a Secretaria Municipal de Educação permanecem com os atendimentos normais, porém recomendamos que sejam feitos preferencialmente pelos telefones ou e-mail para que evite aglomerações, pensando sempre na segurança e saúde de todos. (Secretaria Municipal de Educação)

INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Educação (3586-1345)

Creche Municipal Proinfância Valdemir Magnani (3586-1132)

Creche Escola Municipal Professora Rute de Oliveira Casoti (3586-1343)

EMEF Nelson Magnani (3586-1252)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.