Ultimas Notícias

COVID-19: sexto caso é confirmado em Mariápolis

A Secretaria de Saúde comunica que mais um caso de COVID-19 foi detectado no município, a princípio foi solicitado isolamento domiciliar preventivo junto aos familiares, contato próximo desde o dia 16. Trata-se de um morador do sexo masculino, 22 anos, trabalhador de uma usina da região.

Foi realizado RT-PCR encaminhada amostra ao IAL e na data de hoje, 20, foi feito teste rápido em laboratório particular, testando IgM positivo, fase ativa. É importante salientar que os isolamentos de casos suspeitos e familiares são importantes neste período devido a fase assintomática, porém, de alta possibilidade de disseminação da doença COVID-19, que é respiratória.

Está proibido a visita de terceiros às residências dos isolados. Neste caso, os casos suspeitos devem orientar as pessoas do seu convívio social a não entrar na residência e não poderá manter contato. Os moradores de Mariápolis devem entender que por ser doença respiratória, toda e qualquer aglomeração e aumento de fluxo de pessoas podem ocasionar aumento de contaminação, o que vemos com os trabalhadores de usinas, presídios, frigoríficos, supermercados, que trabalham em locais de alto transito de pessoas e em locais fechados, ou que utilizam o transporte coletivo, onde permanecem período suficiente para suspensão de vírus no ar.

Conforme última orientação da OMS, estes locais, são de alto índice de contaminação não só no Brasil, como no mundo. A casa, domicílio também é um local de aglomeração, entre familiares, se houver visitação ou festividades, aumenta mais o risco de transmissão. Foi divulgada e distribuída cartilha pela Secretaria de Saúde, explicando as medidas preventivas de entrada e saída do domicilio e a convivência entre familiares de casos suspeitos e positivos.

Nesta semana, está sendo realizada testagem por meio dos testes rápidos em toda equipe da assistência social, devido caso positivo, na data de especificação dos testes. A Prefeitura Municipal está seguindo as normativas CIB 55, ampliando a testagem de forma coesa e responsável com os gastos públicos. Está sendo programada a testagem para COVID-19 de todo funcionalismo público municipal de Mariápolis, que vem desempenhando suas atividades laborais para atendimento as demandas da população.

O aumento de número de suspeitos acende um alerta para possibilidade de transmissão comunitária e a existência de casos positivos com indivíduos assintomáticos. Para a segurança dos profissionais e toda população, o rastreamento de surto epidêmico é de suma importância.

É preciso atenção aos sintomas gripais, na população, em caso de:

– coriza,

– dor de garganta,

– dor de cabeça,

– mal estar geral, cansaço,

– alterações de temperatura,

– perda do olfato e paladar

– e principalmente falta de ar.

Nesta situação, procure contato com as unidades de saúde através dos telefones: 3586-1100, 3586-1103 ou 3586-1234 para agendar a avaliação médica. 

Em caso de dúvidas e orientações adicionais, estamos sempre à disposição para esclarecimentos, continuamos com as ações dos agentes comunitários de saúde na atenção à população em quarentena, com visitas domiciliares, sendo o protocolo a visita, peridomiciliar, ou seja, fora da casa, em local arejado e com distanciamento, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e Plano de Contingência do Covid-19 Municipal, Regional, Estadual e Federal. (Juliana Faria do Nascimento – Secretária de Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.