Ultimas Notícias

Trigêmeas são aprovadas no Vestibular de Medicina e garantem matrícula na UniFAI

Maria Eduarda (ao centro) foi classificada em 1º lugar, Maria Gabriela (à esquerda) em 70º e Maria Fernanda em 78º das 100 vagas disponíveis para a Turma 6
do curso de Medicina da UniFAI (Foto: Daniel Torres).

As trigêmeas Maria Eduarda, Maria Gabriela e Maria Fernanda Guimarães Cordes, moradoras em Quatá e que completaram 17 anos no último dia 4 de dezembro, surpreenderam os familiares e amigos ao serem aprovadas, juntas, no Vestibular de Medicina 2020 do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).

O resultado da prova aplicada em 30 de novembro de 2019 foi divulgado pela Fundação Vunesp nesta terça-feira, 7, e as irmãs vieram a Adamantina na manhã desta quarta-feira, 8, acompanhadas da mãe e do padrasto, para garantir a matrícula na Turma 6 (T6) do curso.

“Eu estou muito emocionada, muito orgulhosa delas e vou tentar realizar esse sonho, que é o que elas querem: cuidar de pessoas”, comemorou Ana Alberta Guimarães Cordes, a mãe.

Maria Eduarda foi classificada em 1º lugar, Maria Gabriela em 70º e Maria Fernanda em 78º das 100 vagas disponíveis. E o mais curioso é que elas se prepararam por conta própria para o Vestibular. “Eu fiz o 3º ano [do Ensino Médio] normal e estudava a matéria do dia à tarde”, contou Maria Eduarda.

“Eu fiquei muito feliz porque estava em dúvida entre Farmácia e Medicina e acabei decidindo por Medicina, junto com as minhas irmãs, que me apoiaram e me ajudaram a estudar. Com muito sacrifício, estamos aqui”, revelou Maria Gabriela.

O sonho de cursar Medicina vem da infância e contagiou as três irmãs ao longo dos anos. “Quando eu era pequenininha sempre tive vontade. Ia nos consultórios e sempre quis fazer. A gente foi conversando, uma foi despertando na outra e as três resolveram juntas fazer Medicina. É bom porque as três ficam unidas e assim vai ser para sempre”, comentou Maria Fernanda.

Descontos

Já na matrícula, as três puderam ser beneficiadas com descontos do Programa Financeiro de Incentivo Acadêmico (PFIA) da UniFAI (Lei Municipal nº 3.915/19). Maria Eduarda foi enquadrada na modalidade “Mérito”, cujo desconto de 10% sobre o valor da mensalidade se dá exclusivamente ao candidato que obtiver a melhor nota geral do curso em que houver escolhido como primeira opção no Vestibular.

Com Maria Eduarda matriculada, Maria Gabriela e Maria Fernanda se encaixaram no programa de Desconto para o Grupo Familiar (Lei Municipal nº 3.126/05), que prevê desconto de 15%, a partir do segundo membro do grupo familiar, sendo esse desconto cumulativo para cada aluno regularmente matriculado, ou seja, o primeiro pagará 100%, o segundo 85% e o terceiro 70% da mensalidade.

E não é só. Na hora da matrícula, as trigêmeas indicaram o número do Registro Acadêmico (RA) da prima Maria Carolina Guimarães Casaca, que já é estudante da UniFAI, aluna da T1 de Medicina já cursando o Internato Hospitalar na Santa Casa de Araçatuba, que receberá desconto de acordo com a modalidade “Amigo” do PFIA. Nessa modalidade, o aluno beneficiado deverá ser indicado pelo vestibulando no ato da inscrição do Vestibular, por meio do número de RA, até o limite de três indicações distintas, caso em que o desconto poderá chegar a 15%.

“Essa é uma nova fase muito importante que se inicia. O nosso coração está transbordando de alegria. Quatá e toda região, com certeza, estão em festa. Vocês já estão entregando uma médica para a nossa família [referindo-se à prima Maria Carolina] e estamos aqui trazendo mais três para se formar”, disse o padrasto Marcos Rogério Ramello Gazeta.

Para a UniFAI é uma satisfação poder se tornar referência regional no ensino de Medicina. “Para nós é um orgulho muito grande. Essa nova turma de Medicina nos traz novos desafios. O que a gente observa quando vê três irmãs passando no Vestibular, o investimento da família nelas, a preocupação com ensino e a grande credibilidade do nosso curso é que, para colocar quatro pessoas da mesma família para fazer um determinado curso de uma faculdade, é preciso confiar muito nessa faculdade. Temos muito orgulho disso e, para nós, é um presente recebê-las aqui”, enfatizou o vice-reitor Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon.

“Nós três vamos nos dedicar bastante e exercer essa profissão com muito amor e carinho porque sabemos das dificuldades que os pacientes enfrentam. Um dos motivos para a nossa decisão [em cursar Medicina] foi porque perdemos o nosso pai para o câncer e queremos lutar para ajudar muitas pessoas. Esperamos representar muito bem, a UniFAI, que é uma excelente faculdade”, completou Maria Gabriela.

Matrículas

As matrículas dos aprovados em primeira chamada do Vestibular de Medicina 2020 da UniFAI serão efetuadas nos dias 8 e 9 de janeiro (quarta e quinta-feira), das 8h às 12h e das 13h às 17 horas no Câmpus I (rua Nove de Julho, 730).

Havendo vagas, serão convocados os candidatos em segunda chamada no dia 13, os quais deverão realizar a matrícula nos dias 14 e 15 de janeiro. Na existência de vagas remanescentes, outras convocações serão realizadas posteriormente, obedecendo à ordem de classificação final dos candidatos.

Atenção: para garantir a vaga, é necessário demonstrar interesse por meio de link específico disponível no site da Fundação Vunesp. Para isso, basta acessar esse link na área do candidato e seguir o passo a passo, que estará disponível entre as 10h do dia 8 (quarta-feira) e as 18 horas do dia 9 (quinta-feira).

O curso

O curso de Medicina da UniFAI tem como diferencial sua proposta inovadora. Ele já vem estruturado desde o início, sendo disponibilizado após um cuidadoso projeto de implantação, a fim de oferecer aos alunos o melhor em estrutura educacional.

A UniFAI tem tradição em cursos da área da saúde e busca agregar todo seu potencial nesta graduação. Além de corpo docente altamente qualificado, laboratórios e clínicas experimentais, possibilita aos alunos o contato com a prática do ofício desde os primeiros anos do curso. Na UniFAI, o curso de Medicina é integral e tem duração de seis anos.

Por: Daniel Torres | UniFAI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.