Ultimas Notícias

Mulher de Adamantina, em viagem a Osasco, é o caso positivo para Covid-19

Uma mulher de 63 anos, residente em Adamantina, e que está em viagem a Osasco, na região metropolitana de São Paulo, é o caso positivo para coronavírus (Covid-19) atribuído pela Secretaria Estadual de Saúde como sendo de Adamantina, conforme consta no Boletim Epidemiológico Nº 37 (veja aqui) divulgado nesta sexta-feira (3). A mulher está em Osasco, hospitalizada.

A divulgação do caso pelo Estado, como sendo de Adamantina, sem que houvesse uma comunicação da Secretaria Estadual de Saúde à Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou as autoridades locais, o que permitiu mapear essa situação e investigar o caso noticiado pelo órgão estadual.

Com a descoberta, a preocupação se voltou para os familiares de Adamantina e outras pessoas que estiveram com a mulher, e o desafio foi buscar saber a data da viagem, se recente ou não, o que poderia trazer algum cenário de risco, sobretudo a esse grupo próximo.

Com esse esclarecimento, Adamantina continua sem caso positivo para Covid-19. Segundo a Prefeitura, todas as questões técnicas desse caso envolvendo a mulher em viagem serão tomadas na segunda-feira.

A divergência

A divergência surgiu quando a Secretaria Estadual de Saúde em seu Boletim Epidemiológico Nº 37 (veja aqui), nesta sexta-feira (3), informou sobre caso positivo de Covid-19 para Adamantina (reveja). O documento oficial é divulgado ao final da tarde e início da noite, diariamente, com a atualização de casos do Estado de São Paulo.

Até a noite desta sexta-feira, quando a informação sobre o caso divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e atribuído a Adamantina foi divulgada pela imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), ainda havia sido notificada pelo Estado, nem mesmo a regional da VE, em Tupã, havia sido notificada.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta um cenário de possibilidade para esse caso oficialmente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde como sendo de Adamantina.

Segundo nota distribuída à imprensa na noite desta sexta-feira pela Prefeitura de Adamantina, “Consta no site do Governo do Estado que no município de Adamantina tem um caso positivo de Covid-19. Porém, a Vigilância Epidemiológica Municipal entrou no sistema de exames e os três testes que foram colhidos até o momento constam que ainda estão em análise. Um possível cenário para essa informação pode ser de um munícipe de Adamantina que se encontra internado em um outro hospital do Estado tenha o resultado positivo para o Coronavírus e por ser morador de Adamantina conta como um caso no município. As informações estão sob análise e amanhã, sábado (4), traremos novas informações”, pontuou a nota (reveja).

Em uma live na noite desta sexta-feira, o secretário municipal de saúde de Adamantina reafirmou a posição dada em nota, e ainda cogitou ainda a possibilidade de que o Estado poderia ter lançado erroneamente o nome de Adamantina.

Adamantina tem quatro suspeitos em investigação, três deles tiveram alta hospitalar

Adamantina tem quatro casos suspeitos para Covid-19, em investigação. Na tarde desta sexta-feira houve o ingresso de um paciente com sintomas, na Santa Casa local, divulgado inicialmente como sendo de Adamantina, e depois atualizado pela própria Prefeitura local como sendo de uma moradora de Mariápolis (reveja). Assim, o saldo de quatro casos da cidade foi atualizado, até então, para três.

Já na noite desta sexta-feira o próprio secretário municipal de saúde revelou, e a Prefeitura também, por nota (reveja), sobre o surgimento de um novo caso de morador de Adamantina com sintomas suspeitos, ocorrido na tarde desta sexta-feira. Esse novo fato eleva para quatro casos suspeitos sob investigação. O paciente é mantido sob isolamento na Santa Casa de Adamantina.

O secretário municipal de saúde revelou também que os três pacientes iniciais, listados como suspeitos para Covid-19, tiveram alta hospitalar. (sigamais.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.