Ultimas Notícias

Lucélia lança programa municipal de castração para cães e gatos

Programa municipal oferece castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas

A Prefeitura de Lucélia lançou o programa municipal de castração de cães e gatos “Mi & Au”, com atendimento gratuito à comunidade. Os moradores precisam fazer o cadastro no site da Prefeitura (link aqui). Serão cadastrados animais machos e fêmeas.

Para o funcionamento do programa o Departamento de Zoonoses montou um espaço no prédio do antigo Centro de Ensino, à praça José Firpo. Os animais serão castrados no local, por médico veterinário.

Os moradores interessados no programa precisam, primeiramente, fazer o cadastro no site da Prefeitura, preenchendo os dados básicos solicitados, como nome, endereço, telefone, documentos e outras informações, além dos dados dos animais. Depois disso, a equipe do Departamento de Zoonoses irá fazer contato e agendar uma entrevista, para que cada morador seja orientado e assine os documentos pertinentes. Em seguida, será agendada a data da castração.

As castrações ocorrerão de segunda a sexta, previamente agendadas. Inicialmente, estão reservados as segundas e terças para atender as organizações protetoras de animais e os protetores voluntários. E nos outros três dias da semana, as demandas da comunidade, por meio dos cadastros recebidos.

O poder púbico pede paciência à população, já que por mais de uma década a cidade não tinha um programa municipal de castração, continuado, como política pública de saúde, o que permitiu acumular um grande volume de animais sem donos, ou cujos proprietários não têm condições de arcar com a cirurgia.

Assim, depois de vencida essa demanda acumulada, ao longo de anos, o programa tende a se estabelecer. A ação será permanente, dentro das atribuições da área de zoonoses.

Programa municipal oferece castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas (Imagem de Rohit Tripathi por Pixabay).

Critérios, prioridades e objetivos

Para o morador que tenha mais de um animal, deverá fazer um cadastro para cada um deles. Em cada cadastro deve preencher todos os dados exigidos.

As pessoas cadastradas no Bolsa Família terão prioridade. Os animais desse público serão cadastrados primeiramente, e em seguida a demanda geral, além das cotas reservadas a ongs e protetores.

O programa, a curto e médio prazo, deve contribuir para o controle da população de cães e gatos e diminuir os animais errantes (sem donos), com reflexos, também, na diminuição das doenças transmitidas por esses animais, e para a saúde pública, como a leishmaniose.

No antigo Centro de Ensino, o Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, com o telefone (18) 3551-4578. (Aqui Lucélia)

About admin

Verifique também

Circo Dioni estreia hoje, em Flórida Paulista

Estreia hoje (8), em Flórida Paulista, Dia das Mulheres e também aniversário do grande idealizador …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.