Ultimas Notícias

Hospital Regional faz captação de múltiplos órgãos em Presidente Prudente

Hospital Regional realiza captação de órgãos em Presidente Prudente — Foto: AI/HRPP

Nesta terça-feira (21), o Hospital Regional de Presidente Prudente (SP) realizou a captação de coração, pulmões, fígado e rins de um paciente de 34 anos, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A solidariedade está sendo vista de várias formas nesses tempos de pandemia. E uma dessas ações que tem sido cada vez mais frequente no Oeste Paulista é a doação de órgãos. Desde o início da pandemia, o Hospital Regional (HR) já realizou mais de 10 captações de órgãos, o que possibilitou salvar a vida de mais de 50 pacientes ao redor do estado de São Paulo.

Essa é a terceira captação múltipla de órgãos, que é quando é possível fazer a doação de dois ou mais órgãos simultaneamente, somente nesse mês de abril.

Hospital Regional realiza captação de órgãos em Presidente Prudente — Foto: AI/HRPP

O coração será doado para uma mulher de 50 anos, que está internada no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo (SP). Já o pulmão será encaminhado para o Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), o fígado será direcionado para o Hospital das Clínicas, em Campinas (SP) e os rins para a Santa Casa de Misericórdia, em Marília (SP).

Devido a atual situação de pandemia, foi preciso uma série de cuidados e exames em respeito às normas técnicas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo e protocolos internos, para garantir um transplante seguro, conforme explica o médico intensivista e coordenador da Comissão Intrahospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional, o doutor Renato Ferrari.

“A doação de órgãos pode ser a única chance de salvar um paciente, por isso essa solidariedade é tão importante. É gratificante ver que nos tornamos referência no que diz respeito a captação de órgãos e estamos seguindo todas as recomendações de segurança das autoridades competentes para garantir que todo esse processo de doação seja seguro para todos os envolvidos no processo”, acrescentou Ferrari.

O médico ainda reforça que o único meio para atingir esse número de doações é a conscientização da população como um todo.

Polícia Militar realizou a escolta dos órgãos até o aeroporto de Presidente Prudente — Foto: Polícia Militar

“Essa rede de solidariedade é muito importante, que possamos nos unir e nos conscientizar cada vez mais sobre a importância da doação de órgãos”, pontuou.

Toda a ação mobilizou cerca de 50 profissionais das mais diversas áreas, vindos de São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas e Marília, além dos profissionais do HR e também contou com o apoio de policiais militares que escoltaram os órgãos até o aeroporto de Presidente Prudente.

(Por G1 Presidente Prudente)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.