Um procedimento cirúrgico inédito na Santa Casa de Adamantina foi realizado pela primeira vez na sexta-feira da semana passada (25), em uma paciente de 73 anos. Ela foi submetida a uma cirurgia de prótese total de quadril, procedimento que até então era realizado apenas de forma parcial no hospital local.
O procedimento foi realizado pelos médicos ortopedistas Alexandre Ghiraldi e Rafael Hamada Leite e apoio de uma equipe multidisciplinar com o médico anestesista João Eduardo Zaneri de Figueiredo, além de enfermeiros e demais profissionais que atuam no centro cirúrgico.
Segundo Alexandre Ghiraldi, a paciente de 73 anos é moradora de Marília. Ela passou pela cirurgia para corrigir uma artrose avançada do lado esquerdo do quadril. “Na artroplastia total de quadril, também chamada de prótese total do quadril, o osso e a cartilagem lesionados são reconstituídos”, explicou. Dois dias depois do procedimento, no domingo (27), ela teve alta hospitalar sem a necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O médico comemorou o sucesso da cirurgia e sua realização pela primeira vez na cidade. “Essa cirurgia é um grande avanço para a saúde local. Antes esse procedimento era realizado de forma parcial e agora, conseguimos realizar de forma total, graças aos investimentos que a Santa Casa de Adamantina vem recebendo nos últimos anos”, completou. (Sigamais e Diário do Oeste)