O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UNIFAI, atuante na Escola Estadual Profª. Elmoza Antônio João de Mariápolis, desenvolveu durante o ano letivo de 2017 através do Subprojeto de Psicologia, atividades com alunos do 7º ano “A” sobre o tema “Arte e Psicologia – Poéticas Pessoais e Colaborativas no processo de criação”.
O trabalho contou com a colaboração de cinco estagiárias estudantes de psicologia da UNIFAI (Ana Paula, Jaqueline, Luciana, Milena e Kelly), com a supervisora do projeto (Juliana – professora de arte da unidade escolar), com uma professora de psicologia da UNIFAI (Ana Vitória – Coordenadora do projeto), com a gestão escolar, professores, alunos e famílias.
O projeto aconteceu no intuito de incentivar os educandos no desenvolvimento das habilidades criativas, refletindo sobre esse processo transformador que ocorre por meio da arte, onde se descobre personalidades artísticas com as manifestações e expressões individuais ou coletivas.
A arte atua ampliando sentimentos através do imaginário, num movimento de descobertas e redescobertas criam-se outras realidades. Com isso, a proposta do fazer artístico resultou em grandes produtos: “Um quadro com imagens de Mandalas”, objetivando o reconhecimento da simetria, equilíbrio, cores e formas. “O Muro- pintura com a técnica do grafite”, produzido no pátio da escola com o intuito de promover ao público a reflexão da “arte e o ser humano”. “Releitura de obras de artistas brasileiros que pintaram nossa cultura popular, aprendendo a reconhecê-la e valorizá-la. Outro e último produto foi o “Teatro de Mímica 3-M”, o qual foi apresentado no “lll Festival – Didático Cultural do PIBID”, encerrando e expondo os resultados deste trabalho que alcançou significativas produções e valiosas aprendizagens. (Por Escola Elmoza)