Ultimas Notícias

Operação Tríade indicia ex-prefeito e outras cinco pessoas pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e inserção de dados falsos, em Caiabu

Inquérito da Polícia Civil passará por análise do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Operação Tríade indiciou seis pessoas pelos crimes de falsidade ideológica majorada, peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informações, em Caiabu (SP).  A ação foi realizada para apurar eventuais irregularidades na administração municipal, de 2017 a 2020, período em que o ex-prefeito Dário Marques Pinheiro (PSDB), um dos indiciados, esteve à frente do Poder Executivo local.

A investigação policial teve início em agosto de 2019 e, no dia 29 de novembro de 2021, a Operação Tríade foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão nos setores de tributação, contábil, financeiro, tesouraria, gestão e frota, além do almoxarifado, todos vinculados à Prefeitura.

Segundo a Polícia Civil, o material apreendido foi periciado e, além das provas materiais, funcionários e ex-servidores, donos das empresas e outras pessoas mencionadas no procedimento policial prestaram depoimentos.

O inquérito policial foi encerrado com 23 volumes, resultando em mais de 4,6 mil páginas, e o delegado responsável pelo caso, Claudinei Alves, informou ao g1 que seis pessoas foram indiciadas pelos crimes de falsidade ideológica majorada, peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informações, sendo elas quatro funcionários públicos e um empresário, além do ex-prefeito.

O inquérito foi encaminhado ao Fórum da Comarca de Regente Feijó (SP) e passará por análise do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP).

A Polícia Civil não divulgou os nomes dos indiciados na Operação Tríade.

A reportagem do g1 entrou em contato nesta quarta-feira (18) com o advogado Adenir Theodoro Junior, que trabalha na defesa do ex-prefeito Dário Marques Pinheiro. Ele afirmou que, assim como o ex-prefeito, ainda não foi intimado, até o momento, sobre qualquer indiciamento no âmbito da Operação Tríade, “ficando prejudicada a manifestação sobre os supostos delitos”.

Pinheiro foi eleito para dois mandatos consecutivos de prefeito em Caiabu, cumpridos no período entre 2013 e 2020.

Além disso, o delegado também relatou que foram propostos outros inquéritos policiais vinculados, sendo dois relativos a empresas que prestariam serviços à Prefeitura, outro voltado a recebimentos de valores de ações judiciais e um quarto relacionado a lavagem de dinheiro.

Alves ainda afirmou que existe um quinto inquérito vinculado à operação, referente a consumo de combustíveis, ainda em trâmite, mas “já quase finalizado”. (Por Leonardo Bosisio, g1 Presidente Prudente)

Operação Tríade cumpriu mandados de busca e apreensão em Caiabu (SP) — Foto: Murilo Zara/TV Fronteira

About admin

Verifique também

Após colisão de dois veículos em cruzamento, Jeep tomba em avenida de Mariápolis

Apesar do dano material nos dois veículos, condutoras não se feriram. Um automóvel Jeep tombou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.