A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especial Criminal de Adamantina (Necrim), iniciou nesta sexta (17) a realização de audiências por meio de videoconferência. Segundo a delegada Laíza Fernanda Rigatto Andrade, o recurso passa a ser aplicado nas audiências de conciliação.
A medida passou a ser empregada face às medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e permite a manutenção e adaptação da prestação do trabalho de polícia judiciária com o enfoque na proteção do cidadão e dos policiais, em épocas de isolamento social.
A delegada explica que as audiências de conciliação no Necrim utilizam as tecnologias já existentes, que propiciam o entrosamento de ambientes virtuais e reais, de fácil acesso ao cidadão. Para isso, são utilizados os conhecidos aplicativos de mensagens e vídeos.
A inovação em Adamantina segue os passos do pioneirismo do Necrim de Presidente Venceslau, onde a ferramenta tecnológica foi introduzida nas audiências pelo delegado de polícia Everson Aparecido Contelli.