O município de Mariápolis teve participação no Seminário sobre Resíduos Sólidos Urbanos na Região de Presidente Prudente, ocorrido no dia 13, quarta-feira, no anfiteatro I da FCT/UNESP de Prudente.
De acordo com as informações, foram convidados 57 municípios da região, entre autoridades, prefeitos e gestores da região, professores, acadêmicos, entidades e cooperativas de reciclagem. De Mariápolis a bióloga Elaine Brolo (Prestadora de Serviços de Consultoria e Assessoria Ambiental) representou a Prefeitura Municipal.
A mesa de abertura contou com a participação do prefeito Nelson Bugalho de Prudente e demais autoridades.
Conforme um dos organizadores do evento, professor da Unesp, Antônio Cezar Leal, os municípios convidados pertencem a área do acordo do MP Federal, Estadual e a Cesp. A intenção é falar dos investimentos deste acordo ligados ao trabalho de resíduos sólidos, que é realizado pelas prefeituras e catadores. Segundo ele, são áreas que motivaram várias pesquisas desenvolvidas pela Unesp.
Na Mesa redonda 1 do Seminário foi discutido o tema – Gestão de Resíduos Sólidos em Cuba Portugal e Brasil, com a participação do Procurador Luís Roberto Gomes; Silvio Rainho e Maria Glória Rodrigues (Unesp); Margarida Queirós do Vale (Universidade Lisboa); Bernardo Arantes do Nascimento (UFSCar) e André Luís Fernandes Simas (Secretaria Estadual Meio Ambiente).
Já a Mesa Redonda 2 abordou o tema – Organização de Rede Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis contou com a participação: Maria Cristina Rizk (Unesp); Maria Zanin (UFSCar); Erika Eloisa Petrúcio (Comitê Catadores de Material Reciclável); Maria Fernanda Romanelli (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e Camila Frazatti Rodrigues Felício (CEF).
O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente e demais parceiros FAPESP, CNPq, CAPES e CAIXA. O seminário contou com presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues. (Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Prudente)