Ultimas Notícias

Governo de SP reitera que a microrregião de Adamantina não foi desmembrada do DRS de Marília

A semana foi marcada pela veiculação de notícia, publicada inicialmente no portal Hora H Notícias, na última quarta-feira (24), informando que a microrregião de Adamantina havia sido desmembrada do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, passando a vincular-se ao DRS de Presidente Prudente.

Essa, que seria a nova geografia da saúde pública regional, foi repercutida em declaração do prefeito de Marília, Daniel Alonso. “Até então, Adamantina e mais 11 cidades vizinhas integravam a DRS de Marília e, por estarem muito afetadas pela Covid-19, vinham sobrecarregando a média geral de ocupação de leitos”, diz a reportagem. Esse fator teria levado ao desmembramento, para aliviar os indicadores de ocupação dos leitos do DRS de Marília. “Realmente me pegou de surpresa esse desmembramento”, comentou o prefeito Daniel Alonso, no Hora H.

Diante da afirmação do prefeito e da repercussão do conteúdo noticiado pelo portal, o SIGA MAIS buscou o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde, e no dia seguinte (25), publicou que o anúncio não procede, inexistindo qualquer pactuação nesse sentido.

Após a publicação do SIGA MAIS, no mesmo dia o Hora H voltou a ouvir o prefeito de Marília, que manteve sua fala. “O que está na matéria é exatamente o que eu disse”, reafirmou Daniel Alonso. “Disse e repito que fui pego de surpresa, mas não acredito que esse desmembramento seja definitivo; acho que se trata apenas de uma estratégia de gestão da quarentena”, reafirmou Daniel ao Hora H. Segundo o mesmo portal, os números de Adamantina sobre a Covid estão muito ruins e vinham puxando a média do DRS Marília para baixo. “Minha fala é clara e foi reproduzida com exatidão”, ressaltou prefeito mariliense ao Hora H.

Região de saúde de Adamantina mantém-se vinculada ao DRS de Marília (Reprodução/Pref. Adamantina).

Com essa reafirmação declarada pelo prefeito de Marília, o SIGA MAIS voltou a buscar um novo posicionamento do Governo do Estado de São Paulo, recebido no final da tarde desta sexta-feira (26), via Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). “O governo de São Paulo reitera que não é verdadeira a informação de que a microrregião de Adamantina foi retirada do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília”, diz a nota. 

Na realidade, a microrregião de saúde de Adamantina é formada por 10 municípios, e não 12. Além da própria cidade, estão nela municípios de Lucélia, Salmourão, Osvaldo Cruz, Sagres, Inúbia Paulista, Pracinha, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu.

Região de Marília na fase vermelha

O texto ressalta também que, até o momento, segue em vigência até amanhã (28) a reclassificação do Plano SP apresentada em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (19) da semana passada, e a nova reclassificação, divulgada ontem (26), entra em vigência na próxima segunda-feira (1º), com a região de Marília na fase vermelha. Com isso, as cidades devem se adequar ao que é estabelecido em decreto e seguir as diretrizes de suas Regionais de Saúde.

Na nota, o governo estadual reforça, ainda, que a aplicação do Plano SP é regionalizada, heterogênea e focada na gestão e convivência com a pandemia. “Avança na retomada de atividades quando possível e retrocede quando necessário. O regramento do plano tem sido respaldado por critérios técnicos, análises e pareceres do Centro de Contingência para permitir, de forma consciente e gradual, a retomada das atividades econômicas dos setores”, afirma o texto. “Por fim, até que nova reclassificação seja anunciada, o governo de São Paulo espera que os municípios, sem exceção, sigam o decreto em vigência”, conclui.

Os critérios e a metodologia do plano estão disponíveis e podem ser consultados no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp. (sigamais.com)

Municípios da microrregião de saúde de Adamantina (Reprodução/Pref. Adamantina).

About admin

Verifique também

Após colisão de dois veículos em cruzamento, Jeep tomba em avenida de Mariápolis

Apesar do dano material nos dois veículos, condutoras não se feriram. Um automóvel Jeep tombou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.