Através da publicação no Diário do Oeste do Estado de São Paulo, no dia 28/12, o município de Mariápolis foi contemplado através da doação de uma área de propriedade da Fazendo do Estado, remanescente do imóvel que abriga a Escola Estadual Profª. Elmoza Antonio João.
A doação refere-se com vistas à construção de casas populares, que deverão beneficiar famílias que ocupam áreas irregulares em várias ruas e avenidas de Mariápolis. Os locais são construções existentes há mais de décadas e que por muitos anos são alvos de denúncias para que as casas sejam retiradas, em prol de abrir novas ruas e calçadas onde as construções estão.
Desde o ano de 2007, existe um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Ministério Público de Adamantina, onde transformou uma Ação Civil Pública para que o caso fosse solucionado e o Ministério Público tem oficiado por diversas vezes a prefeitura para que a mesma tomasse as devidas providências no sentido da retirada das casas e até então, as administrações anteriores não deram importância ao caso.
Conforme o prefeito Val Dantas, ele tem se preocupado com a situação e com um local apropriado para abrigar essas famílias e solucionar mais um problema herdado em sua gestão.
No entanto, o prefeito pleiteou a área ao redor da Escola Elmoza que na qual estima-se em média 40 lotes para construção de moradias a serem executadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O Estado entendeu a situação do município e fez a doação conforme a publicação acima no dia 28/12/2018.