Ultimas Notícias

Casa Afro promove Semana da Mulher Negra a partir desta segunda-feira, em Adamantina

A programação se inicia nesta segunda-feira, 22, às 20h e termina na quinta-feira, 25

Tem início nesta segunda-feira, 22, a Semana da Mulher Negra, em Adamantina, com uma programação que visa celebrar e valorizar as contribuições das mulheres negras na sociedade adamantinense.

A festividade é alusiva ao dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado internacionalmente no dia 25 de julho.

Em Adamantina, o evento é promovido pela Casa Afro e Secretaria Municipal de Cultura, e oferecido gratuitamente a população. A programação que segue até quinta-feira, 25, contará com vernissage, rodas de conversa, palestra, oficina e música.

A reportagem conversou com a psicóloga e uma das organizadoras do evento, Jenifer Fernandes, que enfatizou um dos principais objetivos desta semana especial que é: “Promover o empoderamento das mulheres negras dentro e fora da nossa comunidade, auxiliar no fortalecimento da identidade e encorajamento de uma imagem mais positiva e inspiradora”.

A programação se inicia nesta segunda-feira, 22, com a vernissage da Exposição “Zil do Brasil” e show com os Los Kandagos; na terça-feira, 23, a psicóloga Jenifer Fernandes fará uma palestra e roda de conversa, em que abortará o tema “Paz na alma, de bem com o espelho”; já na quarta-feira, 24, a atleta Zil Silva receberá uma moção de aplausos e abrirá uma roda de conversa para falar sobre a sua trajetória da “Obesidade aos palcos da vida”, e para finalizar a semana, na quinta-feira, 25, a artista Mabi Fernandes, conduzirá uma oficina de tranças e falará sobre o cabelo afro e a consciência.

“Esta é uma oportunidade também para destacarmos as desigualdades e injustiças que as mulheres enfrentam no dia a dia e promover a conscientização sobre questões raciais, machistas e outras formas de opressão”, destaca.

Podem participar das atividades toda a comunidade adamantinense e região. Todas as atividades  terão as início as 20h na Casa Afro, localizada na rua Augusto Rossi, Jardim das Primaveras.

Para participar da oficina de tranças na quinta-feira, é necessário realizar inscrição clicando aqui.

“A semana da mulher negra é uma oportunidade para toda a população ter conhecimento e reflexão sobre a historia e a cultura afro brasileira, bem como sobre a luta contínua das mulheres afrodescendente por igualdade”, conclui Jenifer.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992 com objetivo de lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas ainda são vítimas. (Por Estela Mendes)

About admin

Verifique também

Após colisão de dois veículos em cruzamento, Jeep tomba em avenida de Mariápolis

Apesar do dano material nos dois veículos, condutoras não se feriram. Um automóvel Jeep tombou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.