Criatividade, inovação e estratégias aliadas aos meios digitais são as apostas das construtoras
Diversas empresas tiveram que se reinventar por conta da pandemia do novo coronavírus, principalmente na área de marketing. “Inovação” está sendo a palavra-chave para quem teve que rever todas as estratégias em pouco tempo para se manter ativo – e relevante – no mercado.
A A.Yoshii, construtora que atua há 55 anos no mercado da construção civil, precisou se reinventar para continuar divulgando os lançamentos dos empreendimentos residenciais de alto padrão. Com atuação em Londrina, Maringá e Curitiba, no Paraná, e em Campinas, no interior de São Paulo, a empresa optou por estratégias atreladas ao meio digital e focaram, principalmente, em profissionais e recursos em cada cidade para divulgar os lançamentos. Além disso, a construtora realiza obras corporativas em outras regiões do país.
Além de investimento em OOH (out of home), a atenção dos consumidores está voltada para a televisão, rádio, portais e redes sociais. “Sabemos que a forma de comunicar mudou nos últimos meses. Revemos todas as nossas estratégias, focamos nos profissionais locais e inovamos em termos de mídia. Tudo isso sem esquecer do nosso principal objetivo: encantar pessoas”, conta a gerente de marketing da A.Yoshii, Maria Fernanda Benelli Vicente.
Desde julho, a construtora lançou quatro empreendimentos: Glória Residence, Epic e Lumini, em Londrina; e o Talent, em Curitiba. No Glória, a principal divulgação foi feita por meio de influenciadores digitais da região norte do Paraná. “Como o apartamento é focado no público jovem, trabalhamos em parceria com os formadores de opinião, para conversar com nosso público-alvo”, explica Maria Fernanda.
Já em Curitiba, a aposta foi valorizar diversos talentos da cidade para divulgar o Talent – edifício residencial de alto padrão lançado em agosto. A A.Yoshii utilizou diversos profissionais renomados na campanha, desde as mídias digitais até os outdoors. Entre os talentos estão: Rafael Chaouiche, Thai de Melo, Auro Ottoni, Thiago Straub, Lenin Palhano, Ângela Soul e Rimon Guimarães.
A gerente de marketing conta que surpreender em meio à pandemia é o diferencial: “O público de Curitiba é exigente e, para lançar um empreendimento de luxo, escolhemos diversos profissionais para serem ‘a cara’ da empresa. Para o Talent, focamos nos talentos de Curitiba e, com os talentos do time de marketing, conseguimos essa campanha de sucesso”.
A cidade de Londrina ganhou outros dois empreendimentos, que foram lançados ao mesmo tempo. O Epic e o Lumini foram representados pelo alpinista Waldemar Niclevicz – o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, o K2 e os Sete Cumes.
Além disso, os dois empreendimentos foram lançados de forma diferente. Em vez de um coquetel no showroom da construtora, foi promovido um show de blues num drive-in. O evento, especial para convidados, foi o maior desta categoria na cidade de Londrina, e recebeu mais de 120 carros. “Além de contar com a imagem do Waldemar para fazer parte da campanha, o Epic e Lumini mereciam uma comemoração especial. O drive-in está sendo uma opção de lazer segura em meio ao isolamento social. Seguimos todas as recomendações dos órgãos de saúde e, ao mesmo tempo, fizemos um evento de alto nível, como sempre fizemos para lançar nossos empreendimentos. Nos próximos meses, também teremos lançamentos em Maringá e Campinas. Vimos o nosso potencial e vamos, mais uma vez, inovar em nossas ações para nos destacarmos de diversas formas”, celebra Maria Fernanda.