Ultimas Notícias

Bispo emérito da Diocese de Marília, Dom Osvaldo Giuntini é hospitalizado na UTI com pneumonia

Bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, visitou Dom Osvaldo na UTI e pede orações.

A Diocese de Marília divulgou nesta quinta-feira (13) uma nota oficial informando sobre o estado de saúde do bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini, que está internado no Hospital Beneficente da Universidade de Marília (Unimar). Aos 89 anos, o religioso foi diagnosticado com pneumonia e encontra-se em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o comunicado (íntegra abaixo) assinado pelo padre Tiago Aparecido de Souza Barbosa, do Departamento Diocesano de Comunicação, Dom Osvaldo apresentou os primeiros sintomas da doença na quinta-feira passada (6). Na ocasião, foi atendido pelo infectologista Dr. Rodrigo Neves Barbosa e iniciou tratamento em regime de home care, com acompanhamento médico contínuo e o apoio de seus cuidadores, da Diocese e do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini.

Conforme o comunicado, o quadro clínico do religioso evoluía bem até a noite de quarta-feira (12), quando o bispo emérito apresentou febre e piora no estado de saúde. Diante do agravamento, foi encaminhado imediatamente ao Hospital Beneficente Unimar, onde permanece sob cuidados médicos intensivos.

Na manhã desta quinta-feira, Dom Luiz Antonio Cipolini visitou Dom Osvaldo no hospital e pediu orações do clero, dos religiosos e de toda a comunidade pelo restabelecimento do bispo emérito de Marília.

(Reprodução/Diocese de Marília).

Duas décadas de bispado

Dom Osvaldo Giuntini nasceu em São Paulo, em 24 de outubro de 1936, e realizou seus estudos básicos na capital paulista e em São Roque, no Seminário Metropolitano Imaculado Coração de Maria. Entre 1956 e 1963, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central da Imaculada Conceição, no Ipiranga, e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1963. Em 1975, o Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de Monsenhor. Em 1982, foi nomeado bispo auxiliar e recebeu a sagração episcopal em 12 de setembro do mesmo ano, em Jundiaí. Seu lema episcopal é “Dou-vos a minha vida” (Vitam meam do vobis).

Dom Osvaldo chegou à Diocese de Marília como bispo auxiliar do então bispo diocesano Dom Frei Daniel Tomasella, assumindo visitas pastorais e a coordenação da pastoral diocesana. Após cinco anos, em 1987, foi nomeado bispo coadjutor, com direito à sucessão.

Em 9 de dezembro de 1992, tornou-se oficialmente bispo diocesano de Marília, após a renúncia de Dom Frei Daniel. Durante seu episcopado, deu continuidade às ações pastorais já iniciadas e promoveu importantes avanços para a Igreja local, com o apoio dos diversos conselhos diocesanos.

Após mais de duas décadas à frente da Diocese, Dom Osvaldo teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco em 8 de maio de 2013, conforme o cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, passando a ser bispo emérito de Marília. (Sigamais.com)

Dom Osvaldo Giuntini se recupera de pneumonia na UTI em Marilia. Diocese pede orações ao religioso (Reprodução/Diocese de Marilia).

About admin

Verifique também

1ª Feira da Lua terá início neste sábado em Mariápolis

Evento será realizado das 16h às 22h, na Praça da Matriz, com show do Grupo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.