Ultimas Notícias

Adamantina adquire produção de agricultores locais e repassa para 12 entidades do município

Iniciativa ocorre por meio do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal.

O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM) continua em execução em 2024, em Adamantina.

O processo licitatório está aberto para a aquisição de hortifrutis e leite e a sessão de processamento da chamada pública será realizada na data de 09 de maio de 2024, a partir das 08h30. O valor total estimado é de R$ 489.999,20.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), Thiago Benetão, para a compra dos hortifrutis é feita uma pesquisa prévia de produção no município. “A partir disso, formamos a lista com os produtos e as quantidades a serem compradas”, explica.

Desde quando foi implantado, o PAAM compra: abacaxi, abóbora paulista, almeirão comum; banana maçã e nanica; batata doce rosada; berinjela comum; beterraba; cebola; cheiro verde; cenoura; goiaba; laranja pera; limão thaiti; mamão formosa; manga Keity; maracujá azedo; melancia; melão amarelo; pepino caipira; mandioca comum; repolho verde-liso; tomate; uva niágara e leite pasteurizado.

Tudo o que é adquirido é repassado para 12 entidades que atuam no município que são: Casa do Garoto, IAMA, Lar Cristão, Projeto Asa, Órgão Gestor, APAE, Lar dos Velhos, Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residência Terapêutica e Inclusiva, Rede de Combate ao Câncer, Associação dos Renais Crônicos (ARCA) e Casa da Sopa.

Benetão comenta que o PAAM incentiva a agricultura familiar local e regional, promovendo a inclusão econômica e social, fomentando a produção com sustentabilidade, resiliência e geração de renda, incentivando o consumo e a valorização dos alimentos  produzidos  pela  agricultura familiar “Com isso, fica acessível a alimentação com quantidade, qualidade e regularidade necessárias às entidades e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano”, assegura.

Além disso, o impacto socioeconômico é positivo, uma vez que estimula a diversidade produtiva e dá aos agricultores a oportunidade de poder conciliar renda e diversificação. “Permitindo assim uma produção mais sustentável do ponto de vista econômico (renda), social (segurança alimentar) e ambiental (mais biodiversidade e menos impacto ao meio ambiente)”, continua.

O que é o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos?

O PAAM foi criado com duas finalidades básicas que é a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar.  (Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina)

Produtos são oriundos da agricultura local (Cedida).

About admin

Verifique também

Veículo passa direto em curva perigosa no distrito Esperança do Oeste (Caiabu)

Acidente ocorreu no mesmo local onde um condutor de motocicleta de Mariápolis faleceu Hoje, por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.