Existem maneiras diferentes de doar, a exemplo, fazendo correntes do bem ou até mesmo doações como a ONG CEM (Centro de Memórias de Mariápolis) vem recebendo de pessoas da comunidade e região.
Geralmente algumas pessoas se apegam a objetos que, muitas vezes, fazem parte de um acervo pessoal, porém, sempre existem alguns motivos que modificam esse pensamento. A exemplo, mudança de cidade, falecimento de familiares, partilha, entretanto, as peças contam cada vez mais histórias e podem ser doadas para um local especial e adequado.
Além de aquisições, os objetos da ONG CEM são provenientes de doações. “Sem dúvidas, todos que colaboram com os museus estão partilhando histórias e possibilitando o contato de outras gerações, com o que já foi inédito em outros tempos”, observa o presidente da ONG CEM Maciel Dantas.
“Acredito que a doação para o local correto é a melhor forma de preservar. É algo que será bem cuidado e ainda, ficará disponível para algumas pesquisas e para a cultura regional”, acrescenta. “É triste ver que algumas pessoas jogam para o lixo ou trocam objetos e relíquias por um valor insignificante aos compradores ambulantes de ferro velho”, lamenta. Se você quiser doar algum objeto ou vender por um preço acessível, entre em contato com a ONG CEM pelo telefone (18) 99723-6363.