Ultimas Notícias

Destaque nacional: FUNAI é presidida por adamantinense

Marcelo Augusto Xavier da Silva, de Adamantina, é o presidente da Fundação Nacional do Índio

A nomeação da médica infectologista adamantinense Luana Araújo, para a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, ocorrida na última quarta-feira (12) em Brasília, resgatou outra nomeação de conterrâneo para cargos estratégicos na estrutura do Governo Federal.

Segundo apurou o SIGA MAIS, em 24 de julho de 2019, o adamantinense Marcelo Augusto Xavier da Silva foi nomeado presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Ele é filho do ex-sócio da antiga empresa Projeção Engenharia e Comércio, que funcionava na esquina da Alameda Padre Nóbrega com a Rua Osvaldo Cruz, altura do Parque dos Pioneiros. 

De acordo com a biografia disponível no site da FUNAI, Marcelo é delegado da Polícia Federal, tendo atuado nos municípios de Cáceres, Sinop e Barra do Garças, estado do Mato Grosso. Além da graduação em direito, tem formação como técnico em agropecuária e pós-graduado em ciências criminais, direito constitucional e direito administrativo.

Defensor da autonomia dos indígenas – diz o site da FUNAI – Marcelo acredita na melhoria das condições de vida dos povos originários por meio de atividades sustentáveis que resultem em geração de renda para as comunidades. Entre as suas prioridades à frente da instituição, estão temas como promoção da dignidade, segurança jurídica e pacificação de conflitos.

Antes de ocupar a presidência da FUNAI, Marcelo foi ouvidor do órgão entre 2017 e 2018 e, na Câmara dos Deputados atuou como consultor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) FUNAI/INCRA em 2016. Na Polícia Federal, coordenou e participou de operações de destaque, entre elas, Operação Veraneio, Operação Maraiwatsede, Operação Madrinha e Operação Quintessência. (sigamais.com)

Desde julho de 2019 a Fundação Nacional do Índio é presidia pelo adamantinense Marcelo Augusto Xavier da Silva (Ascom/Funai).
Desde julho de 2019 a Fundação Nacional do Índio é presidia pelo adamantinense Marcelo Augusto Xavier da Silva (Ascom/Funai).
Desde julho de 2019 a Fundação Nacional do Índio é presidia pelo adamantinense Marcelo Augusto Xavier da Silva (Ascom/Funai).

About admin

Verifique também

Após colisão de dois veículos em cruzamento, Jeep tomba em avenida de Mariápolis

Apesar do dano material nos dois veículos, condutoras não se feriram. Um automóvel Jeep tombou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.