A Secretaria de Saúde de Mariápolis, comunica que os cinco casos positivos de COVID-19 estão curados, não necessitaram de internação e UTI, pois foram casos leves. Encontra-se em isolamento domiciliar 41 indivíduos devido contato domiciliar e aguardavam resultados, 13 indivíduos.
Nesta semana, foi realizada testagem por meio dos testes rápidos em toda equipe de Saúde Municipal, Paço Municipal e contatos diretos com caso positivo, moradora de adamantina, servidora da assistência social.
Está sendo programada a testagem para COVID-19 de todo funcionalismo público municipal de Mariápolis, que vem desempenhando suas atividades laborais para atendimento às demandas da população.
O aumento de número de suspeitos acende um alerta para possibilidade de transmissão comunitária e existência de casos positivos com indivíduos assintomáticos. Para a segurança dos profissionais e toda população, o rastreamento de surto epidêmico é de suma importância.
É preciso atenção aos sintomas gripais, na população, em caso de:
– coriza,
– dor de garganta,
– dor de cabeça,
– mal estar geral, cansaço,
– alterações de temperatura,
– perda do olfato e paladar
– e principalmente falta de ar.
Nesta situação, procure contato com as unidades de saúde através dos telefones: 3586-1100, 3586-1103 ou 3586-1234 para agendar a avaliação médica.
Em caso de dúvidas e orientações adicionais, estamos sempre à disposição para esclarecimentos e continuamos com as ações dos agentes comunitários de saúde na atenção à população em quarentena, com visitas domiciliares, sendo o protocolo a visita, peridomiciliar, ou seja, fora da casa, em local arejado e com distanciamento, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e Plano de contingência do Covid-19 municipal, regional, estadual e federal. (Juliana Faria do Nascimento – Secretária de Saúde)