Teve início nas escolas da rede municipal de ensino de Mariápolis, a campanha de prevenção do Tracoma pela Secretaria Municipal de Saúde.
A detecção para o tracoma funciona com o exame ocular. Para a realização será necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O objetivo é identificar e tratar os casos de tracoma, além de prestar informações e esclarecimentos sobre esse assunto.
Para obter êxito na realização da campanha, a Secretaria de Saúde pede a colaboração dos pais, para que os mesmos autorizem os filhos fazerem o exame.
O QUE É O TRACOMA
É uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
A transmissão pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos ou objetos contaminados (toalhas, lenços, produtos de maquiagem, etc). Alguns gêneros de moscas, especialmente as domésticas e as conhecidas como lambe-olhos, podem transmitir a bactéria para uma pessoa sem a enfermidade, mecanicamente, se pousarem sobre olhos infectados de um doente.
Crianças, mesmo as assintomáticas, e os portadores de infecção ativa representam o principal reservatório dessa bactéria.