A Polícia Militar de Mariápolis (PM) está aplicando o Projeto Manhã Rural no município, com visitas para a realização de entrevista e preenchimento de um cadastro onde são questionados nomes, identificação da propriedade, quantia de moradores, nome da estrada de acesso, distância até a cidade, entre outros dados.
O projeto é realizado de segunda a sexta e aos domingos. Exceto aos sábados. Diariamente três propriedades rurais recebem a visita da PM. O intuito é facilitar os trabalhos da PM durante Boletim de Ocorrência (BO) para que possa atender com mais rapidez e presteza.
De acordo com o 2º sargento PM Elton, são feitas visitas rotineiras nas propriedades e não abordagens dos moradores. Completou que o projeto é uma aproximação da PM e comunidade rural que estima facilitar o dia-a-dia durante a necessidade do deslocamento.
Até o dia 8, terça-feira, a PM tinha cadastrado 145 propriedades. Destas, 100 não tem placas identificando o local. Curioso que 30 tem nome de sítio, chácara ou fazenda Nossa Senhora Aparecida e 15 de Santo Antonio. Estima-se que 350 habitantes rurais já foram cadastrados no projeto. Todo questionário é digitalizado no sistema da Polícia Militar.
“O projeto está dando um resultado satisfatório e temos boa aceitação pelos proprietários. Também já tivemos alguns que nos abordaram e pediram para irmos a suas propriedades que ainda não receberam a visita”, acrescentou o sargento Elton. “É um benefício para que o policial militar conheça melhor a estrada rural e também essa população”, encerrou.
A apresentação do Projeto Manhã Rural aconteceu durante reunião dos produtores da Assomar (Associação dos Proprietários Rurais de Mariápolis e Região), com explanação do 2º sargento PM Elton.
Fotos: Cedidas.