O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará a partir de 1º de outubro de 2017, o Censo Agropecuário. Os recenseadores percorrerão todos os estabelecimentos agropecuários do país, em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.
Uma operação com tais proporções não pode ser realizada sem o apoio da sociedade, das autoridades e de estruturas locais que viabilizem o suporte necessário à coleta dos dados de tamanha importância para o município.
Assim, o IBGE chama os governos municipais, instituições e organizações a construírem as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs).
A CMGE visa atender ao princípio de transparência dos trabalhos do IBGE, permitindo a sociedade conhecer e acompanhar o desenvolvimento do Censo Agropecuário, acompanhar as etapas das operações censitárias desde a fase de preparo da operação em campo, durante a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares.
Diante disso, foi realizada no dia 2 de agosto, na Prefeitura Municipal de Mariápolis, a Reunião de Instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Mariápolis, com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade mariapolense. (Por João Carlos Rodrigues – Coordenador de Subárea do IBGE)