Ultimas Notícias

Mariápolis participa do 2º Encontro Regional de Agricultores em Dracena

Prefeito com os produtores rurais, engenheiro Wagner, agente Alcionio e o secretário de Agricultura Arnaldo Jardim
Prefeito com os produtores rurais, vereadores, engenheiro Wagner, agente Alcionio e o presidente da Assomar Esmael Pigari

Autoridades mariapolenses participaram no dia 28 de julho, data comemorativa ao Dia do Agricultor, do 2º Encontro Regional de Agricultores em Dracena.

O evento foi promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp) em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e outros órgãos da categoria, no salão dos Vicentinos.

Estiveram presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, prefeito Val Dantas, presidente da Câmara Alex, vereadores Lucimar Barbosa, Aparecida R. Sensiarele, Gilson Paulo, Paulo Dantas, engenheiro da Casa da Agricultura Wagner, agente de agricultura de Mariápolis Alcionio e produtores rurais da cidade.

Os produtores Aparecida R. Sensiarele (vereadora) e Devanir Sensiarele, foram homenageados no evento por serem melhores produtores rurais do município, em especial pela atuação na Agricultura Familiar.

“Aproveito e parabenizo a todos os agricultores pela data, inclusive os produtores mariapolenses Aparecida e Devanir que receberam homenagem no evento”, destacou o prefeito Val Dantas.

Engenheiro Wagner, secretário de Agricultura Arnaldo Jardim, prefeito Val Dantas e agente de Agricultura Alcionio
Engenheiro Wagner, secretário de Agricultura Arnaldo Jardim, prefeito Val Dantas e agente de Agricultura Alcionio

 

PAUTA DO EVENTO

 

Durante o evento, produtores de pequeno e médio porte, entre eles, agricultores familiares, assentados, quilombolas, técnicos, extensionistas, estudantes, representantes sindicais e de associações puderam retirar dúvidas e acessar os programas federais e estaduais existentes para a categoria, assim como conhecer os novos programas, como o Mais Leite, Mais Renda lançado oficialmente durante o evento pelo secretário estadual de agricultura, Arnaldo Jardim.

Após a abertura política, Jardim realizou a assinatura da resolução de criação do Grupo Gestor Estadual do Plano Mais Leite, Mais Renda, onde a Fetaesp está representada pelo engenheiro agrônomo, Daniel Giampaulo, como representante titular e o diretor secretário geral, Roberto dos Santos, como membro suplente. Foi assinado também, o protocolo de intenções para a execução do programa, onde o presidente da Fetaesp, Isaac Leite firmou como testemunha.

Como foco principal do evento, o lançamento do Programa Mais Leite e Mais Renda do governo estadual tem por objetivo beneficiar os produtores de leite do estado, ampliando a produção através de incentivos e benefícios. Já o protocolo de intenções formaliza o início da parceria e terá como objetivo cooperar para a implantação do plano de desenvolvimento da bovinocultura paulista. O plano tem por finalidades incentivar e organizar a cadeia produtiva de leite, visando aumentar a produção e produtividade do leite no estado de SP. As ações a serem executadas estarão alinhadas a um plano de trabalho evidenciando os objetivos específicos da cooperação, a metodologia de trabalho e os resultados esperados.

Ao término das assinaturas, foi realizado o ciclo de palestras sobre as políticas públicas para a categoria. Foi possível esclarecer questões sobre como acessar programas como o Pnae, Programa Nacional de Alimentação Escolar; o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos; o PNCF, Programa Nacional de Crédito Fundiário; o PNHR, Programa Nacional Habitação Rural (PNHR); informações sobre as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), da Secretaria estadual. (Com informações da Fetaesp)

FOTOS: Cedidas.

Produtores Aparecida e Devanir recebendo o certificado com demais autoridades
Produtores Aparecida e Devanir recebendo o certificado com demais autoridades

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.