Ultimas Notícias

Bombeiro de Adamantina é capa em livro do fotógrafo Alberto Takaoka

Heróis do Fogo, de Alberto Takaoka, traz foto do bombeiro adamantinense cabo Vanderlei Galdino, no combate às chamas em um dos maiores incêndios já registrados no Brasil, em Santos, no ano de 2015 (Foto: Divulgação)
Heróis do Fogo, de Alberto Takaoka, traz foto do bombeiro adamantinense cabo Vanderlei Galdino, no combate às chamas em um dos maiores incêndios já registrados no Brasil, em Santos, no ano de 2015 (Foto: Divulgação)

O cabo PM Vanderlei Galdino, que integra o efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina, ilustra a capa do livro “Heróis do Fogo”, lançado neste mês de dezembro pelo fotógrafo Alberto Takaoka.
Trata-se do primeiro livro de Alberto Takaoka, que é fotógrafo e engenheiro civil. A publicação traz imagens de ocorrências em que houve a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, em situações de combate a incêndio, socorro a vítimas, entre outras.
A capa do livro traz uma foto do cabo Vanderlei Galdino, atuando no combate às chamas, no incêndio do terminal de combustíveis da Ultracargo, no bairro Alemoa, em Santos (SP), no ano de 2015 (reveja aqui). Na época ele servia em uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de São Paulo e desceu a Serra do Mar em apoio aos colegas que atuavam no combate às chamas, na Baixada Santista.
O fogo começou por volta das 10 horas do dia 2 de abril, arrastando-se por quase 9 dias. Foram mais de 197 horas de incêndio, que atingiram seis tanques de combustível. Não houve vítimas. O episódio foi considerado o maior em região industrial do País e o segundo maior do gênero da história mundial, em volume de pessoal empregado, combatido por bombeiros – 118 homens, ante 180 em decorrência de 2005, na Inglaterra.
O cabo Vanderlei Galdino nasceu em Adamantina e prestou concurso para a Polícia Militar. Assim que foi nomeado, passou a atuar na capital paulista e depois junto ao destacamento da PM em Mariápolis. Depois, ingressou no Corpo de Bombeiros, voltando para São Paulo. Agora, em sua cidade natal, integra o efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina. (sigamais.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.