Ultimas Notícias
Home / Artigos / As multiformes maneiras de Deus falar com o homem

As multiformes maneiras de Deus falar com o homem

Existe uma pergunta no meio da cristandade e fora dela: como serão julgados aqueles que morreram sem ouvir o Evangelho? Essa pergunta quando dentro da lógica da visualização do homem pode ultrapassar qualquer possibilidade de entendimento da mente humana. Mas é evidente que, Deus tem falado ao homem de “muitas maneiras” (Hb 1.1). Deus pode alcançar através de seus métodos a todos os homens; vejamos alguns métodos de Deus.

Deus fala através do Universo: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos… Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouvem nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo” (Sl 19.1-4).

Deus fala através da percepção: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são indesculpáveis” (Rm 1.19-20).

Deus fala através da consciência: “Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmo. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, lhes testemunhando também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no diaem que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens” (Rm 2.14-16).

Deus fala através da vida dos animais: “Mas pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinarás; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar to contarão. Qual entre todos estes não sabem que a mão do SENHOR fez isto?” (Jó 12.7-9).

Deus fala através dos meios geográficos: “… Deus… notifica agora aos homens que todos, em toda parte se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo…” (At 17.30-31).

Deus fala através dos sonhos: “Deus fala de um modo, sim de dois modos, mas o homem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai o sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e livra-lo da soberba; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada”.

Deus fala através dos anjos: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo o evangelho eterno para pregar aos que se assenta sobre a terra, a cada nação, e tribo, e língua, e povo”. Esse Evangelho do Reino será pregado pelos 144 mil, judeus nos dias sombrios da Grande Tribulação Apocalipse 7.4; 14.6.

e assentam sobre a terra, e a cada naçaos que se assentam sobre a terra, pois Deus fala através de Seu Filho: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” Jesus Hb 1.1.

Deus fala através de sinais e milagres: “Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo…”. Hb 2.4a.

Existem outros meios pelos quais Deus pode falar. Através das tempestades, e inundações; das secas, acidentes de trânsitos, dos trovões, na mudança ou na morte de um de nossos familiares, etc. Perguntamos agora: havendo Deus falado tanto e de muitas maneiras, chegará alguém inocente naquele dia diante do Grande Trono Branco?

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.