Ultimas Notícias

remor que atingiu Tupã alcança magnitude de 2.8 na Escala Richter

Epicentro do tremor foi em uma área rural, entre Tupã e Arco-Íris (Reprodução).
Epicentro do tremor foi em uma área rural, entre Tupã e Arco-Íris (Reprodução).

O tremor ocorrido na madrugada da última quinta-feira, 26, em Tupã atingiu magnitude de 2.8 graus na Escala Richter, em uma escala que vai de 0 a 10. As informações foram divulgadas por duas instituições: o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Sisbra) e o Centro de Sismologia da USP.
Segundo registro das duas instituições, referência no monitoramento de fenômenos sismológicos, o epicentro do tremor, foi em uma região rural entre Tupã e a cidade vizinha Arco-Íris, com profundidade superficial.
Segundo referenciais técnicos da sismologia, os tremores inferiores a 3,5 graus na Escala Richter raramente são percebidos e apenas detectados e registrados por sismógrafos. Mas pelo fato do epicentro do tremor ocorrido em Tupã ter profundidade superficial, pode ter contribuído na percepção, pelos moradores.
G1 entrevistou o professor George Sand França, do Sisbra. Segundo o especialista, o tremor dessa magnitude não causa danos materiais, mas pode ser sentido pelos moradores. “É um tremor de magnitude pequena que não causa transtornos maiores à população, mas ela sente e acaba sendo um susto. Eles são causados principalmente devido a uma acomodação das falhas geológicas, rachaduras existentes há milhões de anos, que produzem um pequeno movimento que causam vibrações sísmicas que a população sente. Esse movimento por si só não causa danos materiais a imóveis, como rachaduras, a não ser que o imóvel já apresente um problema de estrutura”.
O tremor desta madrugada foi sentido, também, em cidades vizinhas a Tupã, como Bastos e Herculândia. Em Tupã, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 ligações de pessoas assustadas com o tremor. Não houve registro de feridos e nem de danos materiais.
Ainda de acordo com o G1, essa não é a primeira vez que moradores de cidades da região sente tremores de terra. Em abril desse ano o prédio da prefeitura de Marília, que fica a 73 km de Tupã, foi esvaziado após os funcionários sentirem os reflexos de um terremoto de magnitude 6,8 na Bolívia.
Em fevereiro de 2017, o prédio também foi evacuado após tremores sentidos na cidade também causados por um abalo na Bolívia.
Em 2016 a cidade de Herculândia sentiu um tremor semelhante, mas de intensidade 3.1 que foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP. (Com informações do G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.