Ultimas Notícias

PM detém rapaz por falsidade ideológica e apreende materiais forjados para aquisição de medicamentos

Ocorrência foi registrada como falsidade ideológica e furto qualificado (Foto: Polícia Militar/Cedida)
Ocorrência foi registrada como falsidade ideológica e furto qualificado (Foto: Polícia Militar/Cedida)

A Polícia Militar apreendeu materiais falsificados para a aquisição de medicamentos, em Presidente Prudente, entre eles carimbo e receituários, além de um simulacro de pistola e um talonário de cheques que havia sido subtraído da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

O fato, registrado como furto qualificado e falsidade ideológica, ocorreu nesta segunda-feira (27), após uma abordagem policial no bairro Cohab. Um rapaz, de 26 anos, foi detido, mas acabou liberado posteriormente.

Militares das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) patrulhavam pelo bairro, quando no cruzamento da Rua dos Faveiros com a Rua das Arueiras se depararam com um veículo Fiat Uno, que estava ocupado por duas pessoas “em atitude suspeita”.

Após a abordagem, foi localizada no veículo uma bolsa preta de propriedade do indiciado, onde havia um simulacro de pistola, com coldre, um talão de cheques em nome do Itesp, um carimbo em nome de um médico, um aparelho celular e duas caixas de um medicamento usado para tratamento de obesidade.

Ao ser questionado, o indivíduo informou que havia falsificado o carimbo do médico e que falsificava receituários médicos e atestados para várias pessoas.

Além disso, ele declarou aos militares que adquiria alguns remédios em uma drogaria, alguns sem receita médica, e em outra farmácia, através de um funcionário. O indivíduo, inclusive, estava com as duas caixas do remédio para tratamento de obesidade para serem entregues.

Vendas de atestado

Durante os questionamentos, o indivíduo alegou que “tudo estaria em seu celular”. Ao autorizar o manuseio do aparelho pelos policiais, foi confirmada sua declaração e ainda acabou observado que havia algumas vendas de atestados médicos pelo valor de R$ 25.

Sobre o simulacro de pistola localizado, o rapaz informou que o usava para realizar serviços de segurança em festas.

Com apoio de equipes da Companhia de Força Tática, foram realizadas diligências na casa do indivíduo, onde foram localizados um coldre de pistola da Polícia Militar, uma algema e uma receita médica em seu próprio nome para uso de um anabolizante, “encomendado por um amigo”.

Extravio

Ainda na residência do suspeito, foi localizado um microfone com cabeamento, que, segundo declarou o indivíduo, era produto de furto no Itesp, cometido por ele mesmo no dia 26 de abril deste ano.

Na mesma data, o indivíduo alegou que subtraiu o talonário de cheques, que havia sido anteriormente encontrado, e sobre ele foi registrado um Boletim de Ocorrência de extravio.

Já em diligências na drogaria, a farmacêutica responsável não estava. Contudo, no local estava o funcionário indicado pelo indivíduo. Ele fez contato com a responsável, via telefone, e ela “se recusou a comparecer no local e a fornecer as receitas médicas entregues pelo indiciado”, de acordo com a Polícia Militar.

A PM também foi à sede do Itesp, onde foi confirmado o furto do talão de cheques e do microfone citados. No local, o suspeito também apontou o computador que usava para confeccionar os receituários e atestados falsos. O aparelho foi apreendido.

De acordo com o registro, o rapaz declarou que os medicamentos retirados com receituários médicos falsificados e em seu nome eram vendidos a pessoas diversas.

O rapaz foi conduzido à Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde acabou liberado. Na ocasião, também foram apreendidos o celular do indivíduo, o simulacro e coldres, os receituários e os medicamentos.

O fato foi registrado como furto qualificado – mediante abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza – e falsidade ideológica.

De acordo com a Polícia Civil, o fato foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde será melhor analisado.

Os investigados ligados às farmácias também foram qualificados para que possam prestar seus esclarecimentos.

Itesp

Em nota ao G1, o Itesp declarou que “colabora com a Polícia Civil e acompanha as investigações”.

O instituto também confirmou que em abril deste ano, registrou um Boletim de Ocorrência para comunicar a subtração do talão de cheques, “que foi sustado e nenhuma folha descontada”. Também foi confirmada a propriedade do microfone encontrado. (Por Gabriel Tibaldo e Stephanie Fonseca, G1 Presidente Prudente)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.