Ultimas Notícias

Mariápolis completa 63 anos de emancipação político-administrativa

Mariápolis completou 63 anos de emancipação
Mariápolis completou 63 anos de emancipação

 

Hoje, quinta-feira, 8, o município de Mariápolis completa 63 anos de emancipação político-administrativa. A data não foi comemorada com festejos.

A história – As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso, no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Cia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Cia Viação São Paulo – Mato Grosso em Mariápolis.

Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída pelo dr. Jan Antonin Bata – presidente das Cias, proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente. Sendo a seguir, iniciada a exploração da madeira com a derrubada das matas virgens.

Em 1943, o dr. Jan A. Bata acompanhado de agrimensor e demais membros da gerência da Cia Colonizadora, determinaram o espigão da colina da Gleba – ainda em plena mata virgem – para localização da futura cidade, estabelecimento das estradas e plano de urbanização das ruas e praças.

A denominação “Mariápolis” foi adotada em homenagem à esposa do presidente da Cia Colonizadora, dª Maria J. Bata.

Em 1943, teve o início da venda dos lotes da zona urbana, sendo o primeiro comprador o senhor Antonio Jacomeli.

A Cia Industrial Mercantil e Agrícola (Cima) era representada em Mariápolis pelos senhores Josef Kielkowski e João Fonsek, que desenvolveram eficiente plano de colonização, dotando Mariápolis, rapidamente, de densa população.

As primeiras produções agrícolas do município foram arroz, algodão e milho, das propriedades dos srs. Vicente Amorim e Salu Salustiano. A primeira plantação de café, nas terras do município, foi feita pelo senhor José Morão.

Em 12 de abril de 1945, foi inaugurada a primeira linha de transporte de passageiros em veículo coletivo, de propriedade do senhor Arnaldo Segundo.

Em 1945, Mariápolis já contava com grande produção agrícola, tendo sido instaladas nesse ano as primeiras indústrias e diversos estabelecimentos comerciais.

Ao vigário Bernardes coube erigir a primeira cruz de Cristo no município, tendo, também, construído a primeira capela em louvor à Sagrada Família. O pioneiro José Alves Rodrigues (in memorian) buscou o vigário na cidade de Lucélia para a celebração.

Em 1948, Mariápolis, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, fazendo parte do município de Adamantina, também criado na mesma época.

Em 1953, sob o comando de José Alves Rodrigues, José Antônio de Souza e Nelson de Souza, Mariápolis pleiteou a criação de seu município, sendo o objetivo alcançado em 30 de dezembro de 1953, tendo sido o município instalado a 3 de janeiro de 1955.

Luiz Thomaz de Aquino, o primeiro prefeito de Mariápolis
Luiz Thomaz de Aquino, o primeiro prefeito de Mariápolis

 

Formação Administrativa – O distrito de Mariápolis foi criado pela Lei nº. 233 de 24/XII/1948 e subordinado ao município de Adamantina. Pela Lei nº. 2.456 de 1953, Mariápolis foi elevado à categoria de município e composto apenas do distrito da sede.

Formação Judiciária – A cidade pertenceu à comarca de Lucélia até 30 de dezembro de 1953, ficando depois subordinada a comarca de Adamantina.

Mariápolis teve sua fundação em 1º de janeiro de 1949. A emancipação aconteceu em 1º de janeiro de 1954. O aniversário da cidade é comemorado em 8 de dezembro.

Os prefeitos eleitos foram Luiz Thomaz de Aquino, dr. Benedito Antonio João, Joaquim da Costa e Silva, Bernardo Meneghetti, Ary Toledo Silva, Osvaldo Martins, Dair Natal de Freitas, José Eronis Barbosa da Silva (in memorian), Valdemar Garcia (substituto), Olindo Botan, José Aparecido de Oliveira e Ismael de Freitas Calori. Val Dantas, eleito nas últimas eleições de 2 de outubro, assumirá como prefeito no próximo dia 1º de janeiro. O presidente da Câmara é o vereador José Airton Ferreira.

 

(com informações do Opúsculo “Mariápolis”. Redação final – Ronoel Samartini. Fonte dos dados – AME – dr. Cândido Jorge de Lima) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.