Ultimas Notícias

Hoje, Mariápolis completa 65 anos de emancipação político-administrativa

Mariápolis completa hoje,  65 anos de emancipação
Mariápolis completa hoje, 65 anos de emancipação

Hoje, sábado, 8, o município de Mariápolis completa 65 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração a data, desde o início da semana, a administração municipal promoveu diversos eventos no município.

Na segunda-feira, teve a Noite Sociocultural promovida pela Secretaria de Assistência Social, CRAS Vitória e Projeto Raios de Sol, na Escola Elmoza. No dia 5, quarta-feira, teve a formatura dos alunos da Creche Escola Profª. Rute Casoti. No dia 6, quinta-feira, aconteceu as inaugurações das reformas e melhorias da Casa da Agricultura e da Associação dos Produtores Rurais de Mariápolis e Região (ASSOMAR).

No dia 7, sexta-feira, ocorreu o acender das luzes natalinas, chegada do Papai Noel com apresentação da Banda Marcial de Mariápolis (BAMAM) e a inauguração da reforma da Praça Frei Dionísio Antonio Marinelli, através de uma emenda do deputado federal Evandro Gussi.

Logo após, teve o show em praça pública com Pedro Henrique & Trevisan e Banda. A prefeitura também apresentou aos munícipes dois ônibus novos recebidos através dos deputados missionário José Olimpio e Rodrigo Garcia. E ainda, dois veículos seminovos adquiridos com recursos próprios.

Ainda fazendo parte dos festejos, hoje, às 9 horas, acontece a final do campeonato de futebol médio “Jorginho”, no estádio municipal. Hoje também será realizada a partir das 19h30, a tradicional quermesse em prol à Paróquia Imaculada Conceição, defronte a praça.

No dia 23, domingo, às 18 horas, será realizada a tradicional festa natalina às crianças, no pátio da rodoviária com brinquedos infláveis, touro mecânico, quadra de sabão, show de palhaços, malabares, equilíbrios, papai noel mágico, distribuição de bolas, pipoca, doces e muitas brincadeiras. Os eventos dão seqüência e no dia 24, véspera de Natal, às 22 horas, haverá show com a Banda Bam. E no dia 31, véspera de Ano Novo, também haverá show com Jonathan e Gustavo. Lembrando que os shows são realizados pela prefeitura com o apoio indispensável de patrocinadores da cidade e região.

A história – As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso, no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Cia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Cia Viação São Paulo – Mato Grosso em Mariápolis.

Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída pelo dr. Jan Antonin Bata – presidente das Cias, proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente. Sendo a seguir, iniciada a exploração da madeira com a derrubada das matas virgens.

Em 1943, o dr. Jan A. Bata acompanhado de agrimensor e demais membros da gerência da Cia Colonizadora, determinaram o espigão da colina da Gleba – ainda em plena mata virgem – para localização da futura cidade, estabelecimento das estradas e plano de urbanização das ruas e praças.

A denominação “Mariápolis” foi adotada em homenagem à esposa do presidente da Cia Colonizadora, dª Maria J. Bata.

Em 1943, teve o início da venda dos lotes da zona urbana, sendo o primeiro comprador o senhor Antonio Jacomeli.

A Cia Industrial Mercantil e Agrícola (Cima) era representada em Mariápolis pelos senhores Josef Kielkowski e João Fonsek, que desenvolveram eficiente plano de colonização, dotando Mariápolis, rapidamente, de densa população.

As primeiras produções agrícolas do município foram arroz, algodão e milho, das propriedades dos srs. Vicente Amorim e Salu Salustiano. A primeira plantação de café, nas terras do município, foi feita pelo senhor José Morão.

Em 12 de abril de 1945, foi inaugurada a primeira linha de transporte de passageiros em veículo coletivo, de propriedade do senhor Arnaldo Segundo.

Em 1945, Mariápolis já contava com grande produção agrícola, tendo sido instaladas nesse ano as primeiras indústrias e diversos estabelecimentos comerciais.

Ao vigário Bernardes coube erigir a primeira cruz de Cristo no município, tendo, também, construído a primeira capela em louvor à Sagrada Família. O pioneiro José Alves Rodrigues (in memorian) buscou o vigário na cidade de Lucélia para a celebração.

Em 1948, Mariápolis, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, fazendo parte do município de Adamantina, também criado na mesma época.

Em 1953, sob o comando de José Alves Rodrigues, José Antônio de Souza e Nelson de Souza, Mariápolis pleiteou a criação de seu município, sendo o objetivo alcançado em 30 de dezembro de 1953, tendo sido o município instalado a 3 de janeiro de 1955.

Formação Administrativa – O distrito de Mariápolis foi criado pela Lei nº. 233 de 24/XII/1948 e subordinado ao município de Adamantina. Pela Lei nº. 2.456 de 1953, Mariápolis foi elevado à categoria de município e composto apenas do distrito da sede.

Formação Judiciária – A cidade pertenceu à comarca de Lucélia até 30 de dezembro de 1953, ficando depois subordinada a comarca de Adamantina.

Mariápolis teve sua fundação em 1º de janeiro de 1949. A emancipação aconteceu em 1º de janeiro de 1954. O aniversário da cidade é comemorado em 8 de dezembro.

Os prefeitos eleitos foram Luiz Thomaz de Aquino, dr. Benedito Antonio João, Joaquim da Costa e Silva, Bernardo Meneghetti, Ary Toledo Silva, Osvaldo Martins, Dair Natal de Freitas, José Eronis Barbosa da Silva (in memorian), Valdemar Garcia (substituto), Olindo Botan, José Aparecido de Oliveira, Ismael de Freitas Calori e Valdir Dantas de Figueiredo (Val Dantas). O presidente da Câmara é o vereador Alex Sandro Nascimento.

(com informações do Opúsculo “Mariápolis”. Redação final – Ronoel Samartini. Fonte dos dados – AME – dr. Cândido Jorge de Lima) 

Luiz Thomaz de Aquino, o primeiro prefeito de Mariápolis
Luiz Thomaz de Aquino, o primeiro prefeito de Mariápolis
Val Dantas, atual prefeito de Mariápolis
Val Dantas, atual prefeito de Mariápolis

One comment

  1. José donizette da silva

    Parabéns Mariapolis pelo 65 anos…minha cidade natal que tanto amo de coração mta saudade desse lugar que é mto lindo…abraços a todos mariapolense..aqui quem fala eo mais conhecido pelo apelido de chotto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.